top of page
Mountain Bike (Montanheiras)

Qual o bicicleta ideal para o cicloturismo? Qual a melhor marca ou modelo para viajar? Eu acredito que qualquer bicicleta que esteja funcionando pode te levar muito mais longe do que você imagina. Definir a bicicleta ideal é complexo, mas com grandes chances, a bicicleta que você já usa normalmente te surpreenderia durante uma jornada por aí. É claro que, quanto melhor e mais apropriada for sua bicicleta, menores as chances de você ficar na mão e bem maior será seu conforto nas incontáveis e intermináveis horas no selim. Uniciclos, triciclos, montanheiras (mtb), estradeiras, dobráveis, tandem, fixas...De todo jeito se encontra pessoas viajando (alguns loucos como o Zé do Pedal, até de velotrol e pedalinho). Bastante populares mundo afora, existem bicicletas próprias para o cicloturismo autônomo de longa distância, muito pouco comuns no Brasil (onde as estradeiras e principalmente as montanheiras são mais usadas para o cicloturismo). A melhor bicicleta para viajar depende de diversos fatores, como o local onde você vai estar, o terreno, o tamanho (distância e tempo) da viagem, quantidade de bagagem, etc.

São muitos os detalhes em uma bicicleta de cicloturismo que podem fazer diferença na “estrada”, como quadro com furação para 3 caramanholas (garrafas) de água (pelo menos 2) e para instalar para-lamas, geometria especial, etc.

Com um pouco de pesquisa e experiência, você vai descobrir quais deles são realmente importantes para você. 

 

As bicicletas mais usadas para cicloturismo são:

Especialmente se você planeja grandes trechos em trilhas ou estradas de terra, as bicicletas de montanha mostram-se uma boa opção para viajar, mas não são projetadas para priorizar o conforto em longos trechos de asfalto. Apesar disso, eu arriscaria dizer que a grande maioria dos cicloturistas brasileiros que fazem longas travessias carregando sua própria carga, o fazem em bicicletas de MTB.

Projetadas e fabricadas especificamente para o cicloturismo autônomo de longa distância. No Brasil, são muito difíceis de ser vistas nas lojas. 

As Touring Bikes são pensadas para muito tempo de selim, projetadas para ser mais confortáveis, principalmente para a coluna, a bunda, o pescoço e as mãos. A posição de pedalada é bem mais ereta que nas estradeiras e até mesmo que nas montanheiras, e é possível instalar bagageiros e paralamas dianteiros e traseiros.

Excelentes para longas pedaladas, são perfeitas para viagens em asfalto quando existe uma carro de apoio levando sua bagagem. Para viagens autômomas mais longas, as estradeiras podem não ser uma boa opção, pois apesar de rápidas, não são projetadas para suportar muita bagagem.

Touring (Bicicletas para Cicloturismo)
Road/Speed (Estradeiras)

A bicicleta para viajar...

bottom of page